E-books – Acesso livre


A Divisão de Bibliotecas da UFSJ compilou plataformas de Acesso Aberto a livros eletrônicos – e-books – para auxiliar a comunidade acadêmica em suas pesquisas.

Sistema de Bibliotecas e Informação da UFRJ – Compilação

O SIBI/UFRJ compilou livros eletrônicos (e-books) de editoras de várias universidades do Brasil, para download gratuito. A relação dos títulos e acesso podem ser realizados no site do SIBI/UFRJ. A lista está organizada de acordo com áreas do conhecimento, que facilita na busca por materiais específicos.

Editoras Universitárias compilado pela BU/UFSC

E-books gratuitos de editoras universitárias.

DOAB – Directory of Open Access Books


Esta plataforma promove e apoia a transição para o acesso aberto a livros acadêmicos, fornecendo serviços de infraestrutura para a comunicação acadêmica.

SciELO Livros

 
A rede dispõe de coleções nacionais e temáticas de livros acadêmicos com o objetivo de maximizar a visibilidade, acessibilidade, uso e impacto das pesquisas, ensaios e estudos que publicam. Os livros publicados pelo SciELO Livros são selecionados segundo controles de qualidade aplicados por um comitê científico e os textos em formato digital  são preparados segundo padrões internacionais que permitem o controle de acesso e de citações e são legíveis nos leitores de ebooks, tabletssmartphones e telas de computador.

Capes Materiais Didáticos

A Capes disponibiliza diversos tipos de materiais didáticos em sua plataforma, tais como áudios, textos, imagens, vídeos, planilhas e apresentações.

Capes Livros


A Capes Livros dispõe de ferramentas de buscas especificamente para Livros. Pode-se realizar a pesquisa por título, ISBN e autor. É possível filtrar a busca para obras em língua portuguesa. A pesquisa pode ser direcionada para editoras/fornecedores específicos: BioOne, DOAB, Coleção Educadores MEC-Brasil, Miscellanous Free E-Books, NCBI, O’Reilly Media, Inc, Open Humanities Press, PubMed Central, Springer Link e Projec.

Domínio Público


O foi lançado em 2004 pelo Governo Federal e propõe o compartilhamento de conhecimentos de forma equânime, colocando à disposição de todos, uma biblioteca virtual para toda a sociedade.

Porto Livre

É uma plataforma da FIOCRUZ que reúne livros editados em livre acesso por diferentes instituições, Universidades, centros de pesquisa, editoras, movimentos sociais e ONGs.

Oasisbr – Portal Brasileiro de Acesso Aberto à Informação Cientifica

É um mecanismo de busca multidisciplinar que permite o acesso gratuito à produção científica de autores vinculados a universidades e institutos de pesquisa brasileiros. Por meio do Oasisbr é possível também realizar buscas em fontes de informação portuguesas.

Portal de Livros Abertos da USP

O portal reúne livros digitais acadêmicos e científicos com Acesso Aberto, de docentes e/ou servidores técnicos-administrativos da USP, em língua portuguesa e estrangeira.

Editora Acadêmica Unesp

A editora disponibiliza alguns títulos em formato pdf para Acesso Livre. A busca pode ser filtrada por Categoria (assunto) ou Coleção. 

National Academic Press

A NAP publica obras das Academias Nacionais de Ciências, Engenharia e Medicina, fornecendo informações autorizadas e pesquisadas independentemente sobre assuntos importantes na política de ciência e saúde.

IMF eLibrary

O Fundo Monetário Internacional (FMI) disponibiliza documentos e dados sobre negócios e economia, legislação, ciência política, ciências sociais dentre outros, em sua biblioteca digital. Nenhum IP ou registro é necessário para o acesso, embora alguns recursos dos sites do FMI exijam que os usuários criem uma conta pessoal.

Editora Fi

A Editora Fi publica trabalhos acadêmicos ou provenientes da academia, como monografias, dissertações, teses e coletâneas de artigos. Dispõe de vários livros de variadas áreas do conhecimento.

Biblioteca Paulo Freire

Paulo Reglus Neves Freire foi um educador, pedagogo e filósofo brasileiro. É considerado um dos pensadores mais notáveis na história da pedagogia mundial, tendo influenciado o movimento chamado pedagogia crítica. É também o Patrono da Educação Brasileira.

Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD)

O Ibict desenvolveu e coordena a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), que integra os sistemas de informação de teses e dissertações existentes nas instituições de ensino e pesquisa do Brasil, e também estimula o registro e a publicação de teses e dissertações em meio eletrônico. A BDTD, em parceria com as instituições brasileiras de ensino e pesquisa, possibilita que a comunidade brasileira de C&T publique e difunda suas teses e dissertações produzidas no País e no exterior, dando maior visibilidade à produção científica nacional.

Biblioteca Digital da Escola de Música da UFRJ

Obras raras dos séculos XVI ao XVIII, manuscritos autógrafos de alguns dos principais compositores brasileiros, documentos históricos, periódicos e iconografia.

Biblioteca Nacional Digital Brasil

A BNDigital materializa duas das tradicionais missões das bibliotecas nacionais: preservar a memória cultural e proporcionar o amplo acesso às informações contidas em seu acervo.

Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin

Biblioteca Digital (BBM Digital) da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) disponibiliza de forma ampla e gratuita um dos mais importantes acervos de documentos sobre o Brasil. São particularmente significativas as coleções de livros de literatura brasileira, história do Brasil e relatos de viajantes, que contam com publicações que vão do século XVI ao início do século XX. Completam o acervo digital mapasiconografiasobras de referênciafolhetos e periódicos. Atualmente, mais de 3.500 títulos estão disponíveis em acesso aberto na BBM Digital. O usuário pode consultar o material no próprio site ou fazer o download das obras.

Biblioteca Digital Camões

A disponibilização de um conjunto de textos e documentos de grande relevância cultural e linguística insere-se na missão do Instituto Camões: A promoção da língua e cultura portuguesas, de que se vem ocupando desde 1929.
A Biblioteca Digital Camões pretende fazer chegar o Português a um universo cada vez mais amplo de falantes e estudantes do Português. Nos próximos meses receberá novos e diversificados parceiros, que a enriquecerão com as suas contribuições e cooperarão na preparação do Instituto Camões para o Séc. XXI.

Biblioteca Digital Mundial

A Biblioteca Digital Mundial disponibiliza na Internet, gratuitamente e em formato multilíngue, importantes fontes provenientes de países e culturas de todo o mundo.

Os principais objetivos da Biblioteca Digital Mundial são:

  • Promover a compreensão internacional e intercultural;
  • Expandir o volume e a variedade de conteúdo cultural na Internet;
  • Fornecer recursos para educadores, acadêmicos e o público em geral;
  • Desenvolver capacidades em instituições parceiras, a fim de reduzir a lacuna digital dentro dos e entre os países.

Biblioteca Brasileira em Saúde

Inovação para o Conhecimento Científico em Saúde

Biblioteca Digital de Obras Raras USP

Portais e Bibliotecas Digitais da USP

Brasiliana – Coleção de livros sobre o Brasil

Arquivo Público do Estado de São Paulo

O Arquivo Público do Estado de São Paulo – APESP – disponibiliza em seu Repositório Digital documentos, álbuns, fotografias, periódicos, livros, jornais, revistas, mapas, entre outros. No caso de obras que não sejam de domínio público, a utilização é de responsabilidade exclusiva do usuário e depende da autorização expressa dos detentores dos direitos, ou na forma da Lei de Direito Autoral (Lei 9.610 de 16 de fevereiro de 1998).

Editora FGV

Temas das áreas da Administração, Administração pública, Antropologia, Arquivologia, Arte e Biografia, Ciência Política, Comunicação e Educação, Contabilidade e Finanças, Direito, Economia, Filosofia, Gestão de pessoas, História, Marketing, Matemática, Relações internacionais, Responsabilidade Social e Ambiental e Sociologia.

Editora da UFSC

Blucher Open Access

Livraria do Senado

Biblioteca do Senado

Farofa Filosófica